O Hino

Postado por Henrique tiarles | | Posted On domingo, 6 de junho de 2010 at 15:38

O autor do hino colorado Nélson Silva, é um carioca, nascido em 16 de junho de 1916. Em 1943, veio a Porto Alegre em turnê com o conjunto musical Águias da Meia-Noite Encantou-se com a cidade e decidiu permanecer por aqui.
Era flamenguista. Sua paixão pelo Inter começou quando foi assistir a um jogo de seu clube contra o Grêmio.Foi impedido de entrar por ser negro.Indignado,passou a torcer pelo rival,ferrenhamente, a ponto de não aceitar gremistas em sua casa.
A canção"celeiro de Ases" foi composta numa tarde de domingo,em 1954.Nélson esperava a namorada Ieda, na Rádio Farroupilha com quem havia agendado um compromisso. Enquanto esperava,ouvia o jogo do Inter que perdia para o Aimoré por 3x0.Sentou brabo na mesa de um bar em frente, e por razões de quem é artista, começou a escrever um hino de louvação ao Inter.Quando concluiu a última estrofe com o Clube do povo/ do Rio Grande do Sul, teve a sensação de que era isto que seria cantado pelo torcedor. Foi o que aconteceu, Celeiro de Ases é hoje o hino oficial do Internacional e do torcedor colorado. No final dos anos 50 o Inter sentiu necessidade de ter um hino, uma canção formal de celebração dos sentimentos colorados. Fez-se um concurso, houve muitos candidatos mas nenhum dos hinos satisfez a alma colorada como aquele que fora feito numa tarde de sofrimento de torcedor.As estrofes de Nélson silva foram as vencedoras.
Além de cantor,Nélson foi produtor e ator de rádio e televisão.Trabalhou na Radio Farroupilha e TV Piratini,No teatro, atuou nas peças"Cristo" e" Auto da Compadecida". Na TV ,contracenounas novelas"A Cabana de Pai Thomaz" e "A Mestiça".No cinema participou do filme "Furia Burlesca".
Na Rádio Farroupilha, aonde chegou a ser diretor de departamento,criou, com J.Antonio D'Ávila, o mais famoso programa de rádio dos anos 50:"A Rádio-Sequência" Nélson Silva dizia que ser colorado e o autor do hino eram seus maiores patrimônios.Faleceu em 15 de março de 1983.






Comments:

There are 0 comentários for O Hino

Postar um comentário

TABELA BRASILEIRÃO

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

LOJAS AMERICANAS